terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Filhos que honram a Deus na sua família




Filhos que honram a Deus na sua família  Êxodo 20. l, 12
quando falamos nos dez mandamentos, quase sempre vem a quela ideia de que é algo tipo “museu” que ficou para trás e apenas o lemos como algo que faz parte da história do povo de deus. porém tais mandamentos foram escritos para que as gerações pudessem ser guiadas nos estatutos de deus. nos mandamentos nos temos como nos relacionarmos com deus e que tratam da vontade de deus em relação aos inter-relacionamentos humanos.

I - Quem é o seu referencial? (Jo 6.68)
Um grupo de crianças zombava, xingava e ria de um homem que cambaleava pela rua embriagado. Aí um menino passa pelo grupo e vai ao encontro dele. O silêncio tomou conta das crianças. Segurando-o pela mão, guiou-o para casa. "Por que você fez isso?", perguntaram-lhe os outros, indignados  O menino exclamou: "Porque ele é meu pai!" aquela criança tinha um referencial com aquele homem e precisava honrá-lo.se é assim com o ser humano por que não o seremos com o pai celestial.
Precisamos honrar a Deus com nossa família reconhecendo-o como nosso pai. "Reconhecer" significa conhecer de novo, identificar, admitir, considerar como, declarar e confessar. Reconhecer seu Pai é identificar seu Deus. O primeiro mandamento nos encaminha ao Deus que se revela a nós como o "EU SOU". Aquele que deseja estar mais próximo de nós: presente nos seus estudos, nas decisões em seu trabalho, no relacionamento com seus pais e familiares. A essência da vida humana é reconhecer o Senhor como único Pai que faz a diferença.  
Em Jesus Ele é o caminho — 
para quem se encontra em encruzilhadas; 
a verdade - para uma vida de mentiras;                                                
a ressurreição — para um novo começo;   
a porta - para as dúvidas; 
o bom pastor — que estende a mão.

II - Filhos que influenciam    (Rm 12.21)

Quase toda criança sonha que seu pai é um super-heroi e sua mãe uma heroína. Mas existem momentos na vida em que toda essa fantasia desmorona. O menino que vira seu pai sendo zombado, olhou para o céu e seguiu em frente ao seu encontro sem se importar com o que os outros achariam.
Hon­rar pai e mãe em momentos de alegria e festa é muito mais fácil, pois todo o nosso ser é impulsionado a honrá-los. Mas o mandamento também mantém sua prioridade quando seu coração parece estar apertado, quando você parece estar para­lisado e deseja fazer o contrário.
A figura do pai é a figura de Deus como provedor lembremos quando Daví disse "Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Se­nhor que fez o céu e a terra!" (SI. 121. l s). No pai o filho vê essa providencia pela a própria condição de provedor do pai
Deus é o seu Deus! Deus é o seu Deus que lhe dá forças e o ajuda a honrar seus pais, mesmo não havendo motivos para tal. Como Ele lhe dá esta força? Tornando-se o seu Pai celeste que o ama ininterruptamente dia e noite! Em virtude deste seu amor Deus deseja que você honre seus pais, mesmo que eles falhem nos seus ideais e fracassem nas suas promessas. Você lhes deve respeito, mesmo que tenham maltratado; embora o tenham explorado ou reprimido, e ainda que não apoiem sua fé em Jesus Cristo. Apesar de tudo isso, saiba que o Senhor continua a falar ao seu coração: "Eu sou o teu Deus!' Seja você uma benção entre seus pais!independentemente do comportamento deles em pv 15:1 díz que a resposta reanda desvio o furou mas a resposta má suscita a ira. Portanto influencie com sua espiritualidade.

III – Sejam filhos agradecidos Pv 6.20-23
Nenhuma criança tem o privilégio de escolher seu pai ou sua mãe. Mas saiba que você é um presente de Deus. Deus deu um presente único a seus pais  “você”,  e da mesma maneira, um presente apropriado a você  “seus pais”.
Este mandamento - honra teu pai e tua mãe - é uma palavra especial de DEUS para você. Com certeza aquele menino jamais escolheu ter um pai alcoólatra; um pai que não lhe entende, um pai rígido em tudo, mesmo assim ele o honra  e ama. Eu conheço uma filha que aos dose anos de idade quase que se tornou alcoólatra para não ver o seu pai passar por ridículo diante da sociedade contextual, ele não mediu as consequências, contanto que pudesse tirá-lo daquele meio, quando o pai colocava a pinga no copo ele tomava para não ver o pai bêbado e depois o pai não entendia porque ele bebia tanto e não ficava bêbado, mas em compensação ele ficava de pileque e isso levou o pai a entender o motivo pelo qual ele estava naquela situação, não lembro se ele deixou a bebida mas se ele continuasse ele teria se tornado algo que o pai caminhava pra se tornar, essa criança viu o pai muitas veze bater em sua mãe e quando ele ia preso ela pedia a mãe para tirá-lo da cadeia, mesmo sabendo que era preciso. Mas o que é honrar os pais. Partindo do principio da obediência podemos entender que:
Honrar pai e mãe é sentir-se satisfeito com seus atos, seu falar e seu pensar, em relação aos pais, independente de qualquer coisa.
Honrar os pais é não irritá-los. E perdoá-los, é pedir perdão.
Honrar os pais é importar-se com o bem-estar deles.
Honrar pai e mãe é ter tempo para dialogar, e não para resmungar.
Honrar os pais é saber dar ouvidos a seus conselhos.
Todos estes conceitos resumem-se em gratidão.
Honrar pai e mãe é agradar o coração de Deus.
E ter um coração agradecido, inclinado para Deus.
É agradecer a Deus por ter nascido e participar de sua criação.
É agradecer pelos seus pais que o deixaram nascer, o educaram e cuidaram de você. E aceitar : pais, com seus erros e com suas virtudes
pais humanos, que também procuram agradar o coração de Deus quando crente.  
Honrar pai e mãe é colocar-se no centro da vontade de Deus, pois honrando aos pais obedece-se a Deus. Assim a ale-envolve o coração de Deus, dos pais e do filho! EF 6: 1-3.

IV – Sejam filhos que oram  (Fp 4.6)
Uma das orações daquele menino e daquela menina pelos  seue respectivos pais era:  “Jesus como eu gostaria que meu pai parasse de beber! E um dia sentar em seu colo e rir junto com ele".
·        Há um forte elo de ligação entre pais e filhos, um relacionamento lindo, mesmo sendo apenas latente, ou seja, mesmo que ele esteja soterrado debaixo dos escombros do pecado. Esta  ligação se forma porque Deus nos criou por meio de nossos  pais. O Criador usou-os como instrumentos seus. Esta bênção pode até ser ignorada, mas jamais poderá ser desfeita! Mesmo que os pais deixem de ser marido e malher, jamais deixarão de serem pai e mãe. Não existe eis pai e eis filho.
·        Nossas orações devem ser uma das formas de honrarmos os nossos pais. Entregá-los nos braços de Deus, para que sejam um exemplo nesta grande arte de viver!
Clamar a Deus para que eles sejam: um livro aberto para as aprendizagens do seu dia dia,  
Que os proteja pelos caminhos que trilham, que abençoe| vidas compartilhadas.
·                Quando os pais não conhecem o evangelho, honrá-lo significa interceder para que algum dia possam conhecer a Cristo, não apenas de ouvir falar, mas de com Ele andar. Jesus, em seu ministério, não dispensou a companhia das crianças, adolescentes ou jovens. Ele pegava os pequenos no colo e ouvia cada um com muita atenção. A oração de| filho é preciosa aos ouvidos de Deus. Nenhuma de suas palavras será perdida! A oração é um ato voluntário do filho ao seu Pai Celeste sobre seus pais.
V - Sejam  filhos zelosos Cl 3.23)
·        parece-me que este mandamento é um tanto difícil de compreender, tanto para a geração passada quanto para a atual geração. Todos nós somos filhos, independente da época. Honrar os pais não se limita apenas a crianças, adolescentes ou jovens, mas inclui adulto também; afinal, adultos também são filhos. Honra teu pai e tua mãe abrange todos os filhos, sejam seus pais vivos ou falecidos.
·        O idoso faz parte do imenso plano de Deus. Os lindos traços que delineiam seu rosto e seus cabelos brancos demonstram que ele está chegando a um novo começo. Se o idoso faz parte do plano de Deus, ele não pode ser excluído pela família. Com o passar dos anos, os  filhos são responsáveis pelos pais que dedicaram sua vida e investiram neles para que pudessem estar onde estão.
·        Honrar pai mãe significa tomar conta da vida integral de seus pais em sua idade avançada. Ou seja, conceder-lhes saúde  minimizando suas dores corporais; dando conforto em seu meio; atenção e tempo para que compartilhem das experiências de vida, é ai que começa uma nova etapa de visitação almoço com,  passeios, cartas, fotografias, telefonemas, permitir que curtam seus netos..., com o objetivo de dar conforto atenção àqueles que por tanto tempo cuidou de você. isto é valorizar os seu pais.
·        Honrar pai e mãe é demonstrar lhes amor e um lugar privilegiado na família. Aliás, é em relação aos idosos que fica mais que evidente que este mandamento não provém da natureza, mas sim de Deus. se jesus nos amou a té  o fim, honremos nossos pais até o fim. essa é uma maneira de honrara Deus na família







Nenhum comentário:

Postar um comentário