sábado, 28 de janeiro de 2012

DEFEITOS, QUEM NÃO TEM?







                           DEFEITOS, QUEM NÃO TEM?

Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Quem não tem defeitos? Casamento é uma bênção, um projeto de Deus, porém é também uma união entre duas pessoas pecadoras, limitadas e cheias de defeitos. O nosso erro, como maridos e esposas é dar ênfase aos defeitos do outro e não considerar as suas qualidades. é fácil encontrar defeitos.
“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma fal­ta, vós, que sois espirituais, corrigio-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas tam­bém tentado. Leve as cargas uns dos outros e, as­sim, cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga-se ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se condena. Mas, prove cada um o seu la­bor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro” (Gl 6.1-4).
Tenho visto algumas pessoas ressaltarem as qualidades do cônjuge depois que estão separados. É quando dizem: "Quantas qualidades que ele tem e eu nunca dei a impor­tância que deveria ter dado  “agora é tarde". Gastaram tan­to tempo concentrados nos defeitos que se esqueceram de usar as pedras das virtudes para edificar um projeto de vida à prova de tempestade. Veio divórcio, veio a falta de identidade dos filhos, os mesmos não sabem mais a quem recorrer, os filhos tornam-se mercadorias para serem divididas em partes por puro egoismo dos pais. No inico do divórcio os pais juram em vão aos filhos quando dizem que nada irá mudar na sua relação, pois filho é para sempre. É uma meia verdade, mas a medida que o divórico vai se consumando, o primeiro quesito é a partilha dos filhos, e então começa o martírio dos filhos, ou seja, as vítimas do divórcio.
Minha esposa, e eu, como todo ser humano normal, temos defei­tos porém, temos que lutar para  que possamos realizar o  nosso projeto a dois descobrindo, enfatizando e demonstrando atitudes que venham manifestar as virtudes um do outro. Temos um garnde defeito como ser humano, o de ver apenas os defeitos dos outros, só se vê o lado negativo e não o positivo das coisas. Se você é assim, não é nada diferente de mim, porém não precisamos continuar assim. Se as misericórdias do Senhor se renovam a cada dia, é certo que nós podemos também nos renovar. E o primeiro passo é reconhecendo o nosso erro e relevando o erro do conjuge. Isto não significa que seremos cúmplices no erro, e sim que precisamos entender que todas as pessoas merecem uma chance de provar que quer mudar. Josué Gonçalves, autor de 23 atitudes para revolucionar seu casamento díz que devemos selecionar o que ouvimos e o que vemos, escolhendo apenas a parte boa do relacionamento e deletando a parte ruim e destrutiva do cônjuge.
Quando se aponta com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.  Quando o agimos dessa forma, passamos  a compreender o milagre do amor. Esse é o amor ágape –amor sacrificial
Qualquer um pode encontrar defeitos no seu próximo, . Mas, encontrar qualidades é para os sábios! Não seja uma pes­soa apenas inteligente, seja sábia. Edifique sua casa com as pedras das virtudes. Quando amamos, minimizamos os de­feitos e amplificamos as qualidades daqueles que caminham conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário